Câncer de Estômago

PREVENÇÃO

Para prevenir o câncer de estômago recomenda-se manter o peso corporal dentro dos limites da normalidade, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos salgados e preservados em sal.

Também é importante não fumar.

FATORES DE RISCO
- Excesso de peso e obesidade
- Consumo de álcool
- Consumo excessivo de sal, alimentos salgados ou conservados no sal - Tabagismo
- Ingestão de água proveniente de poços com alta concentração de nitrato
- Exposição de trabalhadores rurais a uma série de compostos químicos, em especial agrotóxicos
- Doenças pré-existentes, como anemia perniciosa, lesões pré-cancerosas (como gastrite atrófica e metaplasia intestinal) e infecções pela bactéria Helicobacter pylori
- Exposição ocupacional à radiação
- Ter parentes de primeiro grau com câncer de estômago
SINTOMAS

Alguns sinais da doença podem, na verdade, ser confundidos com outras doenças gástricas, a exemplo da gastrite, úlcera e outros problemas. Os principais sintomas são:

- Fadiga
- Sensação de inchaço após comer
- Sensação de saciedade após ingerir pequenas quantidades de alimentos
- Azia grave e persistente
- Indigestão grave
- Náuseas persistentes e aparentemente sem explicação
- Dor de estômago
- Vômitos persistentes
- Perda de peso não intencional
DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito pela endoscopia digestiva alta que permite ao médico visualizar o esôfago e o estômago, além de fazer biópsias. O material da biópsia é enviado a um laboratório para que seja confirmado (ou não) o diagnóstico de tumor maligno e definido qual o tipo de tumor. Caso o diagnóstico de câncer gástrico seja confirmado, geralmente é necessária a realização de tomografias computadorizadas para avaliar a extensão do tumor.

TRATAMENTO

As opções de tratamento disponíveis para o câncer de estômago dependem do estágio da doença. A cirurgia é, geralmente, o meio mais utilizado para curar o paciente.

Nas situações em que não é possível retirar o tumor com cirurgia ou em que há metástases (câncer espalhado para outros órgãos), o tratamento é paliativo. As metástases do câncer gástrico em geral estão localizadas no peritônio (membrana que recobre os órgãos digestivos e a parede interna da cavidade abdominal), fígado, pulmões, ossos, gânglios linfáticos distantes do estômago, cérebro e glândula adrenal.

Tipos de Câncer Gastrointestinais

can_ico2can_ico2_h
can_ico3_hcan_ico3_h
can_ico4can_ico4_h
can_ico1can_ico1_h
can_ico5can_ico5_h