Câncer de Esôfago


O câncer de esôfago atinge este órgão que em formato de tubo liga a garganta ao estômago) é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres.

PREVENÇÃO
- Não fumar e não se expor ao tabagismo passivo.
- Evitar o consumo bebidas alcoólicas.
- Comer mais frutas e vegetais e menos carne vermelha e gorduras.
- Manter o peso corporal adequado.
- Identificar e tratar a doença do refluxo gastroesofagiano (DRGE).
- Consumir bebidas quentes como chimarrão, café e chá em temperaturas inferiores a 60ºC.
- Fazer atividade física.
- Utilizar camisinha durante a relação sexual.
SINTOMAS

Em sua fase inicial, o câncer de esôfago não apresenta sinais. Mas com a progressão da doença, podem surgir sintomas tais como dificuldade ou dor ao engolir, dor atrás do osso do meio do peito, dor torácica, náuseas, vômitos e perda do apetite. Na maioria das vezes, a dificuldade de engolir (disfagia) já sinaliza doença em estado avançado.

DIAGNÓSTICO

É feito por meio da endoscopia digestiva, um exame que investiga o interior do tubo digestivo e que permite a realização de biópsias para confirmação do diagnóstico. Quando o tumor é detectado precocemente, as chances de cura aumentam muito.

FATORES DE RISCO

O consumo frequente de bebidas muito quentes como chimarrão, chá e café, em temperatura de 65ºC ou mais, pode levar ao câncer de esôfago. O consumo de bebidas alcoólicas também está ligado ao desenvolvimento deste câncer.

Outros fatores são o excesso de gordura corporal, o consumo de carnes processadas (exemplo: salsicha e presunto), o tabagismo, histórico pessoal de câncer de cabeça, pescoço ou pulmão ou infecção pelo Papilomavírus humano (HPV).

TRATAMENTO

De forma geral, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia e quimioterapia, de forma isolada ou combinada, de acordo com o estágio da doença e das condições clínicas do paciente. Alguns casos de tumores iniciais podem ser tratados por ressecção local durante a endoscopia, sem a necessidade de procedimento cirúrgico formal.

Tipos de Câncer Gastrointestinais

can_ico2_hcan_ico2_h
can_ico3can_ico3_h
can_ico4can_ico4_h
can_ico1can_ico1_h
can_ico5can_ico5_h