Agendamento
  • (54) 3311-2578
  • Av. 7 de Setembro, 41 - Passo Fundo

O que é metástase no fígado?

  • Dr. Luís Alberto Schlittler

A metástase no fígado ocorre quando células cancerosas tem origem de um tumor em outra parte do corpo se espalham para o fígado, formam novos tumores nesse órgão. A célula inicial – “célula mãe” começou em um outro órgão e acabou crescendo no fígado.

Por exemplo, se uma pessoa tem câncer de intestino e as células cancerosas se disseminam para o fígado, isso é considerado metástase hepática.

A metástase no fígado é um evento muito comum em vários tipos de câncer, pois o fígado é um órgão frequentemente afetado devido ao seu papel no filtro sanguíneo e no metabolismo do corpo. Se uma célula de um tumor maligno entra e percorre a corrente sanguínea, é bastante comum este sangue ser filtrado pelo fígado e a célula tumoral acabar “semeando” o fígado e crescendo no figado.

Os sintomas de metástase hepática podem incluir dor abdominal, perda de peso inexplicada, fadiga, inchaço abdominal, náuseas e icterícia (coloração amarelada na pele e nos olhos).

O tratamento da metástase que acomete o fígado geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, com opções como cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, dependendo da extensão do câncer e de onde começou a doença.

Por exemplo, se temos um câncer de intestino com metástase em fígado usamos quimioterapia (combinação de remédios) direcionado ao câncer de intestino. Estes remédios específicos, na corrente sanguínea, conseguem percorrer pelo corpo a atuar no fígado e no intestino. Não é incomum termos a possibilidade nesta doença de operar o intestino e o fígado por exemplo.

Se estivermos falando de um câncer de pulmão com disseminação ao fígado, os remédios são direcionados para células do câncer de pulmão, e a cirurgia raramente tem indicação.

É bem diferente se temos metástases no fígado e o câncer começou no intestino ou se começou no pulmão! São tipos de câncer diferentes mas que acabaram envolvendo o fígado, se espalhando para fígado.  Mas cada câncer tem um tratamento diferente.

As causas mais comuns de metástases no fígado incluem:

1. Câncer de intestino 
2. Câncer de mama 
3. Câncer de pulmão 
4. Câncer de pâncreas 
5. Melanoma

É importante ressaltar que qualquer tipo de câncer tem o potencial de disseminar-se para o fígado, e a identificação precoce e o tratamento adequado tanto do câncer primário – onde começou e quanto das metástases hepáticas são essenciais para o manejo eficaz da doença.