Não há evidências conclusivas que associem o consumo de chimarrão ao desenvolvimento de câncer.
O chimarrão é uma bebida tradicional do sul do Brasil feita a partir da erva-mate e consumida em diversas regiões do país.
Alguns estudos sugerem que o consumo excessivo de bebidas muito quentes (como o chimarrão quando consumido em altas temperaturas) pode estar associado a um maior risco de desenvolver câncer de esôfago.
Acredita-se que temperatura elevada da água, acima dos 65 a 70 graus C, pode causar lesões, “queimaduras” no esôfago e estômago e este dano a longo prazo aumentar risco câncer.
Na China e no Irã existe a cultura de tomar chás em temperaturas elevadas, sendo que nestas regiões também estes tumores acontecem mais frequentemente.
No entanto, é importante ressaltar que a relação entre o consumo de chimarrão e o câncer ainda não está totalmente esclarecida e mais pesquisas são necessárias para determinar qualquer ligação definitiva.
Vale lembrar que não podemos também culpar o chimarrão se a pessoa tem outros hábitos não saudáveis e que causam câncer de esôfago e estomago. Evite o tabagismo, uso bebidas alcoolicas, obesidade, sedentarismo e tenha uma dieta saudável, equilibrada.
Cuide de sua saúde, tenha bons hábitos, e tome seu chimarrão sem problema, mas com temperatura da água abaixo dos 65 graus!