Agendamento
  • (54) 3311-2578
  • Av. 7 de Setembro, 41 - Passo Fundo

Saiba o que é Cart T – Cell, tratamento promissor para câncer

  • Dr. Luís Alberto Schlittler

CART T cell, ou células T CAR (Chimeric Antigen Receptor T-cell), são um tipo de terapia celular utilizada no tratamento de algumas formas de câncer, especialmente leucemias e linfomas.

É um tratamento especifico para o câncer, produzido em laboratório, cada paciente deve “fazer seu tratamento direcionado ao seu tumor”. Ocorre a produção de células especificas para cada tumor, cada paciente.

Essas células são geneticamente modificadas para expressar um receptor quimérico que as capacita a reconhecer e atacar células tumorais específicas, jogamos o sistema imunológico contra o tumor.

O processo de criação de CART T cells envolve as seguintes etapas:

1. Coleta de Células T: Células T – células de defesa- são retiradas do sangue do paciente.

2. Modificação Genética: Em laboratório, essas células T são geneticamente modificadas para incorporar o gene que codifica o receptor CAR, que é projetado para reconhecer um antígeno específico presente nas células tumorais. Pela biopsia de cada câncer, de cada paciente, produzimos uma reação especifica.

3. Expansão: As células T modificadas são multiplicadas em grande número.

4. Infusão: Finalmente, as células CAR T “produzidas”são infundidas de volta no paciente, onde passam a buscar e atacar as células cancerígenas que apresentam o  antígeno alvo.

As terapias com CART T cells têm mostrado resultados muito promissores, especialmente em casos onde outros tratamentos não foram eficazes.

A terapia CART T cell e a quimioterapia são abordagens totalmente distintas para o tratamento do câncer, cada uma com suas características, mecanismos de ação e perfis de eficácia e segurança.

CART T cell: A terapia CART T usa células T do próprio paciente, que são geneticamente modificadas para reconhecer e eliminar células tumorais específicas. Essa abordagem é mais direcionada e utiliza o sistema imunológico do paciente.

Quimioterapia: A quimioterapia utiliza medicamentos que geralmente atacam rapidamente as células em divisão, afetando tanto as células cancerígenas quanto algumas células normais do corpo. Essa terapia é menos específica e pode causar danos a tecidos saudáveis.

Eficácia:

CART T cell: Tem se mostrado especialmente eficaz em certos tipos de câncer hematológico, como leucemias e linfomas, alcançando taxas de remissão notáveis em pacientes que não responderam a tratamentos anteriores.

Quimioterapia: É uma abordagem padrão para muitos tipos de câncer, mas a eficácia pode variar amplamente dependendo do tipo e estágio da doença, além de ter um histórico misto em termos de remissão prolongada.

Tempo de Tratamento:

CART T cell: O processo é mais demorado, pois envolve a coleta de células, modificação genética e a multiplicação das células antes da infusão, mas a administração é realizada em uma única infusão ou em poucas infusões.

Quimioterapia: Os regimes geralmente envolvem ciclos de tratamento que podem se estender por semanas ou meses, com administrações periódicas.

Personalização:

CART T cell: É uma forma de tratamento mais personalizada, pois utiliza células do próprio paciente, e a seleção do antígeno-alvo pode ser adaptada à biologia do tumor individual.

Quimioterapia: Embora alguns tratamentos possam ser adaptados, a quimioterapia muitas vezes se baseia em protocolos padronizados que não levam em conta as especificidades genéticas do tumor.

Ambas as terapias têm seu lugar no tratamento do câncer, e muitas vezes são utilizadas em conjunto. A escolha entre terapia CART T cell e quimioterapia depende do tipo de câncer, da sua agressividade, da saúde geral do paciente e da resposta a tratamentos anteriores.

O campo da oncologia está em constante evolução, e novas pesquisas estão continuamente sendo realizadas para melhorar as opções de tratamento disponíveis.