Pelo terceiro ano consecutivo, a taxa de sobrevivência de cinco anos para o câncer de pâncreas aumentou um ponto percentual, de acordo com o Relatório Cancer Facts & Figures 2024 da American Cancer Society. Antigamente, a sobrevida, ou seja, a chance de estar vivo em cinco anos, era inferior a 5%.
Agora, temos progressos lentos, mas significativos, alcançando 13% em cinco anos. Esse progresso constante na sobrevivência significa mais esperança para as pessoas diagnosticadas com essa doença desafiadora. “Estamos em um caminho promissor”, afirmou a presidente e CEO da PanCAN, organização focada no câncer de pâncreas nos EUA, Julie Fleshman, JD, MBA. “A comunidade PanCAN tem motivos para comemorar – cada um de vocês contribuiu para a tendência ascendente que estamos vendo. O futuro parece positivo à medida que continuamos a fazer progressos para as pessoas que enfrentam o câncer de pâncreas e seus entes queridos.”
Em termos de prolongamento da vida, esse aumento de um ponto percentual é significativo. Isso significa que mais 664 pacientes poderão aproveitar momentos da vida cinco anos após o diagnóstico de câncer de pâncreas. “Trabalhar para melhorar as opções de tratamento continua a ser extremamente importante, especialmente para pessoas diagnosticadas com doenças em fase avançada, mas estamos constatando o valor da detecção precoce por meio dessas melhorias na taxa de sobrevivência”, disse Lynn Matrisian, Diretora Científica da PanCAN, PhD, MBA.
Ainda assim, há muito trabalho a ser feito. O relatório de 2024 também destaca o quão difícil é diagnosticar e tratar o câncer de pâncreas em comparação com outros tipos de câncer. Considere as seguintes estatísticas: embora o câncer de pâncreas seja atualmente o décimo câncer mais comumente diagnosticado nos EUA, é a terceira principal causa de mortes relacionadas ao câncer, atrás apenas do pulmão e do cólon. E está no caminho para se tornar a segunda principal causa de mortes relacionadas ao câncer antes de 2030. Estima-se que 66.440 americanos serão diagnosticados com câncer de pâncreas em 2024, mais pessoas do que nunca. E espera-se que aproximadamente 51.750 americanos morram da doença este ano. O câncer de pâncreas tem a taxa de mortalidade mais elevada entre todos os principais tumores.
Esses números preocupantes mostram que a abordagem abrangente da PanCAN é mais vital do que nunca. O PanCAN Patient Services oferece, nos EUA, suporte gratuito e individualizado para pacientes que precisam de ajuda para encontrar especialistas, ensaios clínicos, opções de tratamento e muito mais. Desde 2003, a PanCAN investiu aproximadamente US$ 208 milhões em pesquisas para alcançar esses objetivos. Doadores, arrecadadores de fundos e voluntários tornam tudo isso possível.
“Nossa estrela-guia é simples: ouvimos as pessoas diagnosticadas com câncer de pâncreas e suas famílias quando elas nos dizem o que precisam”, disse Fleshman. “E elas nos dizem que precisam de mais tempo juntas. Elas querem criar memórias com seus entes queridos. Nosso foco é realizar esse desejo. Isso significa combater o câncer de pâncreas em todas as frentes – desde novos métodos de detecção precoce e opções de tratamento até a defesa de mais financiamento federal e serviços robustos aos pacientes.”
A PanCAN tem liderado o caminho para todas as pessoas afetadas pelo câncer de pâncreas há 25 anos. À medida que a taxa de sobrevivência continua a subir, a comunidade PanCAN está mais unida do que nunca. Alcançar o ousado objetivo de atingir uma taxa de sobrevivência de 20% em cinco anos até 2030 está ao nosso alcance.