Agendamento
  • (54) 3311-2578
  • Av. 7 de Setembro, 41 - Passo Fundo

O que eu preciso saber sobre pólipos de intestino?

  • Dr. Luís Alberto Schlittler

Os pólipos intestinais são pequenas verrugas que se desenvolvem na parte interna do intestino grosso, geralmente após os 45-50 anos de idade, tanto em homens como mulheres. Alguns estudos mostram que acima 50 anos quase 30%-40% população pode ter pólipos não sintomáticos.

Eles podem variar em tamanho e quantidade, e são classificados com base em sua aparência histológica. Após retirados na colonoscopia o pólipo é avaliado no microscópio por um patologista.

Os pólipos intestinais são frequentemente classificados em três grupos principais baseados na análise do patologista:

1. Pólipos hiperplásicos: Esses tipos de pólipos são os mais comuns e geralmente são pequenos, < 1 cm. Eles têm mínimo, menor risco de se tornarem cancerosos.

2. Adenomatosos: Esses pólipos têm potencial maior para se tornarem cancerosos. Eles podem ser subdivididos em adenomas tubulares, adenomas vilosos e adenomas tubulovilosos. São os que merecem mais cuidado, acompanhamento.

3. Pólipos inflamatórios: Eles são causados por inflamação crônica do intestino e geralmente não são cancerosos.

A detecção precoce e a remoção de pólipos adenomatosos podem ajudar a prevenir o câncer colorretal. Após anos, se o pólipo não for retirada pela colonoscopia de rastreamento, pode ocorrer uma evolução para câncer – malignidade.

Recomenda-se que pessoas > 45 anos de idade façam exames de rastreamento regulares, como colonoscopia, para identificar e remover pólipos intestinais precocemente.

É essencial seguir as orientações médicas e realizar exames preventivos conforme recomendado.