O câncer gástrico pode ter componentes hereditários sim, embora a maioria dos casos seja esporádica e não vinculada a fatores genéticos diretos.
No entanto, existem algumas síndromes genéticas que aumentam o risco de desenvolvimento de câncer gástrico:
1. Síndrome de Lynch: esta é a síndrome mais conhecida e é chamada câncer colorretal hereditário não polipóide (HNPCC em inglês), está associada a um aumento do risco de vários tipos de câncer, incluindo o câncer gástrico.
2. Câncer Gástrico Hereditário Difuso: Este é um tipo raro de câncer gástrico que é geneticamente herdado. Está associado a mutações no gene CDH1. Indivíduos com essas mutações têm um risco elevado de desenvolver câncer gástrico difuso e, em alguns casos, câncer de mama.
3. Histórico Familiar: Ter um ou mais membros da família que tiveram câncer gástrico pode aumentar o risco pessoal, embora isso nem sempre signifique que a condição seja hereditária. Geralmente a família acaba tendo fatores externos que contribuem com a doença: dieta, fumo, álcool, infecções, hepatite, etc.
4. Outras Condições: Algumas condições inflamatórias crônicas e infecções, como a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que está associada ao câncer gástrico, podem ter um padrão familiar.
Se você tem preocupações sobre o câncer gástrico dentro de sua família, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou um geneticista.
Eles podem ajudar a entender o risco e, se necessário, discutir opções de rastreamento ou prevenção de forma mais consistente.